Como é o atendimento na Orientação Filosófica?

O atendimento é realizado por vídeo chamada. No dia e na hora agendada previamente, é realizada uma conexão direta através do link que será enviado momentos antes do horário marcado. É importante salientar a necessidade do partilhante dispor de um local tranquilo e sem interrupções durante o atendimento.

Quem pode fazer a Orientação Filosófica

A Orientação Filosófica é o legado da filosofia clássica e de todos os pensadores. É recomendada para todos que tenham algum tipo de indagação, crise existencial, ou até mesmo tenha alguma decisão importante, seja de cunho pessoal ou profissional. É indicada também como alternativa para pessoas que tenha algum tipo de transtorno emocional – ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Como funciona a Orientação Filosófica?

Através da fala do partilhante (pessoa que procura a orientação), vamos dialogando e buscando a origem do pensamento e, por consequência, a origem de algumas queixas e insatisfações. O mais importante é diferir as virtudes dos vícios e salientar os passos que precisam ser dados pela pessoa.

Qual a faixa etaria adequada para a Orientação Filosófica?

Durante toda a nossa trajetória vamos fazer reflexões e contestações de tudo que nos rodeia. A partir da adolescência começamos a fazer questionamentos existenciais, mesmo que de maneira superficial. Nessa hora a Orientação Filosófica é fundamental para buscar respostas e acalentar as possíveis angustias responsáveis pelos os questionamentos

Frequento uma religião, posso fazer a Orientação Filosófica?

Sem dúvida. Ter uma religião ou praticar qualquer espiritualidade nunca será impedimento para ser um partilhante. As questões metafisicas são inerentes a qualquer ser humano, mesmo que não tenha tido acesso a alguma denominação religiosa. Independente da crença ou na condição de ateu, o ser humano sempre terá que canalizar sua espiritualidade; que poderá ser imanente ou transcendente.

Estou fazendo terapia, posso fazer a Orientação Filosófica?

Em geral sim. Muito de nossos partilhantes estão sendo acompanhado por psiquiatra ou fazendo algum tipo de terapia, utilizando a Orientação Filosófica como apoio. O importante é a abertura ao processo e o desejo da busca pela a verdade. Saliento que em caso de tratamento psiquiátrico é indispensável seguir a prescrição e as orientações do médico psiquiatra.